Os pólos geradores de tráfego são empreendimentos de grande porte que atraem ou produzem grande número de viagens, causando reflexos negativos na circulação viária em seu entorno imediato e, em certos casos, prejudicando a acessibilidade de toda a região, além de agravar as condições de segurança de veículos e pedestres.
São considerados Pólos Geradores de Tráfego os empreendimentos que possuem uma grande demanda de viagens seja ele de pedestres ou veículos em geral. Exemplo: Shoppings, Prédios comerciais/residências, ou seja, todo aquele empreendimento que ira causar um grande tráfego das vias que lhe dão acesso.
A análise de um Polos Geradores de Tráfego é uma atividade de rotina realizada pela Secretaria Municipal de Transporte e a CET (SMT/CET), com o objetivo de diminuir o impacto que empreendimentos de grande porte causam sobre o tráfego das vias que lhes dão acesso. Esta atribuição é estabelecida por legislação, como decorrência dos aumentos sistemáticos da frota de veículos, do surgimento de novas atividades e do crescimento e adensamento verificado em toda a cidade.